Já parou para pensar o que significa para a sua empresa ter responsabilidade social?
Cada vez mais, a nossa sociedade tem questionado e exigido do setor empresarial uma postura responsável e, mais do que isso, ativa frente aos desafios e demandas sociais, ambientais e culturais que se colocam todos os dias no mundo. (Fonte: GIFE)
Uma pesquisa mostrou que as sociedades têm grandes expectativas de que empresas assumam compromissos sociais e ambientais, e isso influencia decisões de compra e posicionamento de marca
( Cláudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF)
O impacto positivo das ações sociais desenvolvidas por empresas é importante não apenas como forma de promoção e fortalecimento da marca, mas principalmente por ajudar a transformar o nosso mundo em um lugar melhor para se viver.
E parece que não é só isso: uma empresa socialmente responsável pode apresentar também maior produtividade. Acredita? Essa foi a conclusão da pesquisa realizada na Universidade de Southampton, no Reino Unido. Ao realizarem um experimento com jovens universitários, o grupo o qual sabia que o seu desempenho garantiria doações a entidades rendeu, em média, 13% a mais que os demais.
O dilema das pequenas empresas
Decidir quais projetos sociais investir ou desenvolver, entretanto, não é a mais fácil das tarefas. Muitas empresas pequenas acabam desistindo do investimento social por não identificar ações que caibam na sua capacidade. Mas a verdade é que há inúmeras formas de contribuir sem comprometer o orçamento.
Para comprovar isso, vamos te mostrar exemplos bem sucedidos de ações sociais (incluindo uma que amamos participar <3), onde tudo que se precisa é a sua própria mão-de-obra, criatividade e organização.
- Escolha uma ação alinhada com os valores da sua empresa
Isso vale para qualquer ramo. Se você tem uma empresa de produtos de beleza, por que não fazer uma visita a um asilo de sua comunidade e trabalhar a auto-estima dos idosos, por exemplo?
- Em parceria com o Instituto Fair Play, o Fluminense realiza doações de material esportivo para comunidades. Itens como camisas, calções e meiões tricoleres são entregues com o objetivo de despertar o interesse esportivo em crianças e adolescentes da instituição. Segundo a gerente de Responsabilidade Social do clube, Amada Storck, essas ações são muito importantes pois além de ajudar, mostra que o Fluminense é acessível. “Muitos atletas surgem de comunidades carentes, quem sabe a gente não desperta aqui um novo craque, seja do futebol, do vôlei, do atletismo.” – afirma a Amanda.
- Faça parcerias
Conecte-se a empresas que têm o mesmo propósito que o seu: gerar um impacto positivo nas pessoas. Juntar forças é lei quando se trata de responsabilidade social. Cada um oferece o que pode, e todos saem ganhando.
- Como muitos devem saber, a Fernanda Gentil tem um projeto social chamado Caslu, cujo objetivo é ajudar instituições que cuidam de crianças. A Caslu atua pontualmente em algumas épocas festivas do ano e, a cada ação, uma instituição é escolhida para receber uma festa e doações que a apresentadora entrega pessoalmente. Em uma de suas ações pontuais, o projeto levou uma festa de Páscoa para o Instituto Amanhecer. Para esse evento tão especial, o nosso cliente Spoleto doou a comida e nós, da Anexo RJ, levamos brinquedos, pula-pula e atrações para alegrar o dia das crianças.
- Valorize a sua comunidade
Invista em ações que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas em seu entorno.
- Desde 2010, a Starbucks assume o compromisso social com a comunidade, encorajando e recompensando ações comunitárias. O Programa de Serviço Comunitário da Starbucks incentiva o voluntariado, apoiando projetos com o fim de resolver problemas que afetam diretamente suas comunidades. Pequenas grandes ações como orientar alunos em um programa pós-escola, aperfeiçoar trilhas de caminhada e realizar limpezas de parques são realizadas por clientes e funcionários em conjunto com organizações sem fins lucrativos locais.
- Outra iniciativa muito bacana que saiu na mídia recentemente foi a chamada Surf Limpeza, do empresário Daniel Frank Tomaz. Há 2 anos, ele oferece aula grátis de stand-up paddle para quem ajudar a recolher lixo na praia em que trabalha. E não é só isso: o Daniel utiliza os resíduos para fazer esculturas que rementem à cidade de Santos. Assim, além de ajudar a limpar a região, ele também promove a consciência ambiental por meio de sua arte.